terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Projeto de Vida 6ºA e 6ºB - Prof Denise

Avaliação das aulas remotas

As aulas remotas apresentam diversas vantagens e também trabalham as competências essenciais da BNCC a partir das seguintes características:

  • Protagonismo: estimula o estudante a se comprometer e ter responsabilidade sobre seu próprio aprendizado. Com autonomia, define seu ritmo e seu cronograma de estudo, podendo explorar novas formas de aprender que lhe favoreçam.

  • Flexibilidade: horários e locais alternativos para estudar, de modo a se adaptar à rotina do aluno, estimulando também a autonomia.

  • Comodidade: estudar em casa evita o deslocamento até a escola, o que oferece mais segurança, economiza recursos financeiros e tempo, e é mais acessível para quem mora em regiões mais distantes.

  • Disponibilidade: os itens anteriores oferecem facilidades que garantem a presença do aluno nas atividades escolares, pois estar conectado à internet já é sua realidade e ele pode estudar onde e quando quiser.

  • Aprofundamento dos conhecimentos: dispõe de maior acesso a informações e recursos digitais que oferecem conteúdos mais interativos e completos, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas e comportamentais.

O que avaliar?

Com o fechamento das escolas e a suspensão total das aulas presenciais, o ensino remoto tem sido a única maneira de os estudantes continuarem seu processo educativo, que por sua vez envolve muitos aspectos.

Sendo assim, as instituições de ensino precisam garantir que todos eles sejam abordados, por exemplo:

  • Formas de avaliação: se a escola oferece recursos tecnológicos que permitem aplicar diversas técnicas de avaliação on-line, para verificar a aprendizagem dos alunos em casa.

  • Aulas: se a escola está disponibilizando videoaulas com transmissões ao vivo ou gravadas nos dias e horários habituais dos encontros presenciais da turma, de modo a promover o constante contato entre educador e estudantes.

  • Materiais didáticos: se os alunos estão tendo acesso a livros e apostilas, em formato físico ou digital, para nortearem e complementarem seus estudos.

  • Orientações dos professores: se os alunos estão recebendo as informações necessárias para realizar as atividades em casa e sanar suas dúvidas.

  • Comunicação com a escola: se a escola oferece espaço para a família obter informações, tirar dúvidas e ter acesso ao desempenho dos alunos.

  • Plano de aula: se foi definido um plano de aula adaptado para o momento específico que as escolas estão enfrentando, para facilitar a adesão dos alunos.

  • Atividades: se as atividades repassadas aos alunos são adequadas.

  • Planejamento: se a escola está preparada para dar suporte e oferecer o ensino remoto, e se preparou a equipe e adaptou o Projeto Político Pedagógico para se adequar ao ensino à distância durante a pandemia.

  • Cronograma: se há dias e horários definidos previamente para cada aula, respeitando o currículo e o plano de aulas remotas, para os alunos se programarem e definirem uma rotina de estudos.

  • Contabilização de carga horária: se está sendo feito o acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos e da participação nas videoaulas.

  • Recursos digitais: se a escola oferece plataformas digitais para realização de atividades, avaliações, disponibilização de materiais, videoaulas, canal de comunicação entre professores e alunos, entre outros.

  • Funcionalidade: se estão conseguindo realizar as atividades em casa com os recursos oferecidos pela escola, assimilar os conteúdos abordados nas videoaulas e aprender a distância.

  • Efetividade: se o formato de ensino remoto oferecido pela escola está ajudando os alunos a aprenderem e desenvolverem suas habilidades, de modo semelhante às aulas presenciais.

Uma das maneiras mais eficazes de avaliar o desempenho da escola é a utilização de métricas, monitorando continuamente os indicadores de satisfação para identificar pontos que precisam de melhorias.

  • 0 a 6: insatisfação

  • 7 ou 8: neutralidade

  • 9 ou 10: satisfação

Preparamos 10 perguntas relacionadas à satisfação dos pais e alunos com o ensino remoto oferecido por sua escola, para você ter uma ideia de como realizar sua pesquisa.

 “Em uma escala de 0 a 10, quanto você acredita que o ensino remoto oferecido pela escola é eficaz?”

1 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que as atividades para o ensino remoto são adequadas?

2 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que as videoaulas transmitem os conteúdos escolares corretamente?

3 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que os materiais oferecidos são suficientes para aprender em casa?

4 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que os recursos digitais da escola ajudam no ensino a distância?

5 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que os professores dão a devida orientação aos alunos?

6 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que as aulas remotas suprem as necessidades de aprendizagem dos alunos?

7 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que o cronograma de videoaulas e atividades virtuais da escola funciona?

8 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que a escola fornece as informações necessárias para realizar os estudos em casa?

9 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que as avaliações são eficazes nessa modalidade de ensino?

10 — Em uma escala de 0 a 10, o quanto você considera que a escola está preparada para oferecer o ensino remoto?

 

Fonte: https://sae.digital/pesquisa-com-os-pais-sobre-o-ensino-remoto/ (acessado em 07/12/2020 às 18h40)

Enviar as respostas para denisequirino@prof.educacao.sp.gov.br